Título: Garota Apaixonada em Apuros;
Autor(a): Carolina Estrella;
Editora: Matrix;
Número de Páginas: 131;
Ano de Lançamento: 2011.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Uma história de amor entre Gabi e Nelson que não dão o braço a torcer para ficarem juntos. Gabi tenta conquistar Nelson o tempo todo, mas ele, tímido como uma porta, recusa as investidas da garota apaixonada. Entre confusões e apuros esta Gabriela conta a aventura mais emocionante de sua vida: a conquista de seu primeiro amor e os desafios que enfrentou com as amigas para fazer com que Nelson se tornasse seu namorado.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Parte do grupo de leituras leves e divertidas, Garota Apaixonada em Apuros gira em torno de Gabriela, ou Gabi, uma adolescente comum de quinze anos, sonhadora, empolgada, e muito, muito apaixonada por um de seus colegas, o Nelson, que tímido como é, não corresponde às investidas amorosas dela. Mas não importa o tamanho dos 'foras' que ele dê, ela continua com suas tentativas de conquista, recorrendo sempre a um grupo de melhores amigas sempre cheias de dicas e boa vontade para ajudá-la. Mas, no fim das contas, tudo depende do Nelson, e entre risos e surpresas hilariantes, vamos acompanhar a aventura amorosa dessa garota apaixonada... totalmente em apuros.

Envolvido em uma trama clichê com personagens simples, Garota Apaixonada em Apuros se segue em uma narrativa fluida e simples, com poucas páginas e cuja leitura pode ser feita em uma só sentada. Nele, nos deparamos com personagens adolescentes diversos, caracterizados pela agitação e dramatização naturais da fase, e com uma protagonista um tanto quanto atrapalhada, confusa e apaixonada.

Foi, basicamente, uma leitura despretensiosa e agradável, apesar de, porém, não ter simpatizado tanto com os personagens. No geral, eles são bem adolescentes, claro, mas em alguns momentos passaram-me a impressão de infantilidade - Gabi principalmente, e eu sei que adolescentes agem assim de vez em quando mesmo (e quem sou eu para falar de alguma coisa, tenho 16!), mas, sei lá, em alguns momentos isso se repetiu de forma muito irritante. E sei que a proposta do livro é a conquista do amor da Gabi, mas... eu não gostei do Nelson. Ao meu ver, aquilo não era timidez, mas sim falta de atitude e muita indecisão; e isso quando não era inconveniente e era um tanto quanto instável. Estava claro o desinteresse dele pela Gabi - apesar de alegar o contrário - e, no fim das contas, acho que a Gabi perdeu muito tempo de graça com ele. Sorry.

Só que ela em si também não ajudou muito. Como já disse acima, ela agia na infantilidade às vezes, e era bem desesperada em alguns momentos. O fato de ela estar perdidamente apaixonada pelo Nelson não era desculpa para ela tomar as atitudes que tomou em algumas situações e, apesar de terem sido bem cômicas, nunca valia a pena e, mesmo assim, ela não podia aprender a ser um pouco mais... paciente? Porque sim, achei-a muito desesperada pelo Nelson. E isso não soou nem um pouco romântico para mim em momento algum. O romance, na verdade, foi algo que pouco me cativou.

No fim das contas, as três estrelas se valeram, especialmente, à narrativa fluida, que não deixou descompensar a leitura, mais os fatores extras utilizados pela autora durante a história. Através da narração em primeira pessoa pela Gabriela de 22 anos - relembrando a época da adolescência, obviamente -, ela nos dá a visão principal de si mesma aos quinze anos, e a sua visão atual, aos vinte e dois, em pequenos trechos cuja fonte é diferente do texto normal, e também temos a representação de bilhetes, recadinhos e conversas virtuais ocorridas entre os personagens ao longo da história, além de ilustrações em cada início de capítulo, ressaltando o trabalho muito bem feito com a diagramação do livro. No mais, é uma leitura breve e leve, sem maiores profundidades, mas uma história agradável de ser lida.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Deixe um comentário

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...