Título: Boa Noite;
Autor(a): Pam Gonçalves;
Editora: Galera Record;
Número de Páginas: 240;
Ano de Lançamento: 2016.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Alina  sempre tivera a fama de boa aluna, boa filha e boa menina em seus anos no high school. Ao começar a faculdade, porém, ela sente a necessidade reinventar-se e procurar se destacar de formas diferentes - principalmente ao encarar o curso de Engenharia da Computação, maioritariamente dominado por homens em uma turma onde apenas ela e três outras garotas se fazem presentes como sendo do sexo feminino, então subestimado pelos rapazes. Além disso, a vida numa república de estudantes pela primeira vez causa certo choque inicial que logo é substituído por um começo singular de amizades inéditas em sua nova fase da vida como jovem adulta, que se farão presentes e necessários para ajudá-la em meio à série de desafios que ela terá de enfrentar, não apenas no âmbito acadêmico, mas principalmente ao descobrir os altos e baixos da vida como um todo, que vão muito além das festas, da bebida e da azaração constantes no campus.

Em seu romance de estreia, mais especificamente um new adult, a booktuber e agora autora Pam Gonçalves vai muito além das salas de aula e do campus universitário para abordar temas que se fazem tão presentes na atualidade. Na nova fase que começa, Alina se vê distanciando-se do aconchego e proteção de sua família e casa para encarar a vida com mais rigor e seriedade, de repente se vendo frente a frente com situações e temas que até pouco tempo atrás ela definitivamente não cogitava precisar encarar, e apesar do desejo inicialmente constante de voltar para casa, é preciso encarar os desafios para se fazer viver de verdade, e que a jornada se inicie!

“Muita gente fala que a faculdade é a oportunidade ideal para escolher quem você quer ser. E não é que já estou vendo alguma verdade nessa afirmação? Minhas aulas nem começaram, mas me sinto diferente.”

Pela narrativa em primeira pessoa, é com facilidade que vamos conhecendo e nos deixando envolver pelo dia-a-dia de Alina. Sua chegada na universidade é tumultuada pela agitação tão marcante e característica da então República das Loucuras da qual começa a fazer parte, conhecendo, juntamente com o leitor, as personalidades fortes e mesmo carismáticas dos integrantes Manuela, Gustavo, Talita e Bernardo. Assim, acompanhada de uma narrativa naturalmente fluida que é a da Pam, juntamente com um elenco tão descontraído e divertido de personagens principais, não demorou até que a leitura engatasse e eu me visse devorando as páginas e capítulos em uma velocidade tão inesperada que foi uma verdadeira surpresa quando percebi faltar tão poucas páginas para encerrar à leitura. Foi uma leitura literalmente de um dia, e isso não podia ter sido mais positivo justamente para um livro de estreia. 

“Sentirei saudade, mas ali realmente não é mais o meu lugar. Eu preciso encarar a situação. Não vou deixar que as outras pessoas definam quem sou.”

Além da narrativa envolvente e fluida já citada, porém, Pam se garante mais ainda em Boa Noite ao tratar, como já falei também, sobre temas atuais e cuja importância transcende mesmo as idades e lugares. Com grande foco no emponderamento feminino, seguimos com Alina em meio à luta diária para sobreviver às zoações sofridas no curso por boa parte dos rapazes de sua turma, até casos inesperados, mas nada surpreendentes, de assédios, estupros e verdadeira subestimação da mulher no campus universitário. De repente nos vemos de frente à problemas constantes da sociedade atual e real, tão bem retratados e discutidos nesse new adult que foca não tanto em um romance, mas especialmente na construção e consequente desenvolvimento e amadurecimento de seus personagens, principalmente de Alina, que alia seu desejo de se fazer notar mais com a chance de fazer alguma diferença no campus e correr atrás daquilo em que ela acredita.

A minha única ressalva fica por conta da finalização um tanto quanto rápida demais nos últimos capítulos, que avançam e terminam de uma forma que, apesar de boa, ainda me deixou uma impressão vaga de que poderia ter sido melhor desenvolvida e finalizada. Apesar disso, porém, é com maestria que Pam Gonçalves se lança na literatura nacional, e mal posso esperar por ler mais histórias suas e acompanhar ainda mais sua consequente evolução ao longo de cada novo livro. Leitura muitíssimo recomendada, com certeza!

8 Comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Eu já adoro o trabalho da Pam como booktuber, mas estou ansiosíssima para ler este livro desde que foi publicado. Quero muito ver como ela se saiu em seu primeiro romance.
    A premissa parece ser muito boa e seus comentários me deixaram ainda mais curiosa. Gostei de saber que ela aborda temas importantes e dá ênfase no empoderamento feminino. Acho que precisamos de mais livros assim, especialmente entre aqueles voltados para o público mais jovem.
    Adorei sua resenha e pretendo ler o livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu já vi várias resenhas desse livro, não conhecia a autora, nem seu trabalho de booktuber. sobre o enredo, acho bem válido ao público adolescente e juvenil, a questão do empoderamento feminino é muito importante.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada da autora.
    Eu sou analista de sistemas, trabalhei durante alguns anos na área além do estudo, tudo rodeada por homens e graças a Deus não passei por esse tipo de drama. rs
    Mas fiquei bem curiosa em ler a história. ver o outro lado.
    Parabéns pela resenha.

    #Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Fiquei feliz pela Pam quando vi seu lançamento, mas confesso que o livro não chama muito a minha atenção.
    Acho interessante os temas que ela conseguiu abordar dentro da história, mas, fora isso, nada me atrai a ponto de lê-lo. Melhor deixar pra próximas xD



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  5. Sammy, eu também gostei muito desse livro. Achei os temas extremamente importantes, ainda mais nos dias de hoje. A Pam conseguiu desenvolver muito bem os assuntos tratados, e no fim, foi uma leitura envolvente, fofa em alguns momentos, angustiante em outros, ma que serviu para causar impacto em algo que já vemos muito hoje em dia. Não consigo lembrar muito do final, faz tempo que eu li, então não sei se achei o final corrido também.
    Adorei sua resenha, ficou linda! :D
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Sammy.
    Eu conheci a Pam na Bienal do Livro e desde aquele dia fiquei interessada nesse livro dela.
    Achei o máximo ela tratar de assuntos pertinentes, como o empoderamento feminino, porque ela tem um bom público, o que significa que a mensagem dela vai chegar em muitas pessoas.
    Não é a primeira vez que vejo alguém falando que o final poderia ter sido melhor, quero ler logo para saber o que acharei.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ainda não conhecia a autora, mas adorei a perspectiva do livro. Amo obras que tratam do empoderamento feminino, ainda mais quando se trata de uma história de jovens na faculdade. Também fiquei curiosa sobre essa mudança para longe da família, além de tantas outras mudanças que traz a entrada na faculdade. Vou procurar para ler.
    Beijos.
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Embora eu ache o tema interessante e importante de ser discutido, não tenho tanta vontade assim de ler o livro. E por mais que seja bom, que tenha seus elogios, ainda pesa um pouco para mim essa coisa de o final ser um pouco apressado, ou corrido.
    Mesmo assim, fico contente em ver mais um autor nacional se destacando positivamente :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...