Sim, o meu aniversário já passou (foi em Outubro), e apesar de estar muito empolgada em responder essa tag, acabou não dando tempo devido a alguns contratempos de saúde, mas quem disse que eu não poderia fazê-lo, enfim, dessa vez no aniversário do blog? Porque sim, amanhã, dia 15 de Dezembro, o SammySacional estará completando quatro aninhos e nada como responder uma tag especial e festiva para já entrar no clima da data! Fica esperto que ainda essa semana tem coisa boa vindo por aí... Então peguem a pipoca e venham acompanhar um pouco da festa de aniversário literária à seguir ;)

1. Convite: Um livro que fez você entrar no mundo literário ou em um gênero novo.

Já começando de uma forma um tanto quanto sombria, talvez, mas eu não poderia deixar de citar o Horas Noturnas como sendo a leitura que deu o pontapé inicial para que eu viesse a me interessar pela literatura policial, ainda esse ano. Não fui muito além dele, mas depois de ter me envolvido tanto com a narrativa e toda a investigação presente na trama, empolguei-me ainda mais e nesse mês de Dezembro mesmo fiz a leitura do primeiro volume da Trilogia das Cartas, também da Bianca Carvalho. 

2. Chapéu de festa: Um livro que não tem muito conteúdo, mas você ainda o tem porque a capa ou diagramação é muito bonita.


Não que o livro seja de todo ruim, mas o plot é simplesmente clichê e desenvolvido de uma forma um pouco imatura e até mesmo maçante. Não curti os personagens, o romance não me convenceu - até me deixou um pouco desconfiada, porque o César é persistente demais, de uma forma até um pouco incômoda -, e a protagonista me irritou profundamente, então não foi uma leitura muito satisfatória, mas não posso negar que não apenas a capa, mas a edição da Planeta em geral, está belíssima, com detalhes a mais na diagramação, como ilustrações e bilhetes, que deixam a leitura mais leve e dinâmica.

3. Língua de sogra: Um livro que achou divertido no começo, mas que agora não aguenta mais ouvir falar.


A questão nem é bem 'não aguentar mais ouvir falar sobre', mas é que eu gostei muito do primeiro livro, Meus 15 Anos, e esperava o mesmo com relação ao segundo, o que, infelizmente, não aconteceu. Como explicado na resenha, a história é ruim, apenas não foi bem o que eu esperava. Minhas expectativas foram por caminhos diferentes dos tomados pela protagonista, Carol, e no fim das contas, o romance não me convenceu muito e o desfecho me desanimou um pouco, porque não achei que fosse realmente necessário depois de tudo que havia acontecido até então. Ainda assim, foi uma boa leitura, com suas ressalvas que não funcionaram muito para mim.

4. Presente: Um livro que você adorou ter ganhado.

Ganhei Minha Vida Fora de Série 3 ainda no meu aniversário, mas só agora pude começar definitivamente a leitura e, apesar de estar seguindo-a de forma bem menos acelerada do que nos volumes anteriores da série, estou gostando muito! A narrativa da Paula é, sem dúvidas, um dos pontos mais positivos de seus livros, porque independente da história, trata-se de uma escrita leve e envolvente que, por mais receosa que estivesse para com esse volume em especial, vi-me envolvida no enredo e desfrutando da leitura como bem acontecia nas leituras anteriores da autora. Ainda não tenho previsão de resenha, visto que estou quase na metade da leitura, mas posso garantir, desde já, que essa série está me surpreendendo (positivamente) cada vez mais. 

5. Balão/Bexiga: Uma série que você acompanhou desde o lançamento, até que estourou e agora todo mundo conhece. Ou aquela que você acredita que vai estourar.

Para quem já acompanha o blog há algum tempo, não é novidade nenhuma que Instituição para Jovens Prodígios é uma das minhas séries queridinhas e, apesar de não ter acompanhado o lançamento do primeiro livro de forma presente, mas é um enredo que vez ou outra pairava na minha timeline, até que dei uma chance à leitura no ano passado, poucos meses antes de lançar o segundo livro, e apaixonei-me pelos personagens e por toda a trama desenvolvida pela autora! E assim como todos que já conheceram essa saga até agora, torço de verdade para que alguma editora se interesse definitivamente por ela e lance-a fisicamente em 2016, e muitas outras pessoas venham a encantar-se com um enredo tão bem estruturado e personagens tão intensos e marcantes

6. Recreador/Palhaço: Um livro que você deu boas risadas.

Não que eu tenha rido muito durante essa leitura em específico, mas com certeza me diverti muito com toda a turma de amigos da Evie no instituto. Eles são simplesmente tão naturais, animados e companheiros que me peguei desejando ter um grupo de amigos tão dinâmico quanto eles. Personalidades e vivências tão distintas, mas que no fim das contas, só geram ainda mais sinceridade e cumplicidade entre todos. É definitivamente um dos pontos mais positivos e marcantes da série de Sheila Lima Wing. E mal posso esperar por ler o terceiro volume!

7. Penetra: Um livro que você não queria, mas por algum motivo entrou em sua coleção.

Não que eu não quisesse realmente esse livro, mas ele andava bem pelo final da minha lista de prioridades literárias. No entanto, ganhei-o de aniversário, nessa edição linda e bilíngue da Landmark, e acabei por me convencer de, estando na estante, logo que possível estarei fazendo sua leitura. Já conhecia a história desde tantos blogs literários, e assisti inclusive o filme protagonizado pela Keira Knightley e o Matthew Macfadyen, que apesar de não ser um dos meus filmes favoritos, mas gosto muito do desenvolvimento e seus atores. Uma leitura para o futuro.

8. Brigadeiro: Um livro que você está querendo loucamente, mas ainda não lançou.

O terceiro volume da série Devoy, da Paula Vendramini, porque já faz tempo que terminei o segundo (que em breve terá resenha por aqui, aliás), e estou carente de novos capítulos da jornada de Celebriant e mais alguns personagens que muito me surpreenderam no segundo livro. 



9. Bolo: Um livro que você comemorou ou vai comemorar ao ter em sua estante.


Sim, eu já li esse livro, mais precisamente no ano passado, mas eu realmente quero ter a versão física, ainda mais lançada pela Editora Garcia Edizioni que, inclusive, carrega um depoimento meu em uma das orelhas da contracapa, retrato único da minha experiência tão positiva, emocionante, surpreendente e divertida da leitura dessa história aparentemente clichê, mas muito, muito marcante e encantadora! 

E então, gostaram da tag? Quais seriam suas escolhas festivas? Deixem aí nos comentários! ^_^

Beijos,
Sâmmy

2 Comentários

  1. Awn! Gente, cheguei aqui completamente por acaso (sabe, sempre que um blog querido posta uma tag interessante tenho a curiosidade de ler para ver quais livros são interessantes ou quais devo evitar) e fiquei tão feliz quando vi o DSE nesta lista! E ainda mais por ter sido marcado como divertido! Você é um amor, Sammy, sabe que eu fico muito feliz com suas opiniões!

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá :)
    Adorei a tag!
    Meu aniversário também foi em outubro!
    Amei suas respostas, menos Orgulho e Preconceito que é sempre bem-vindo rsrs

    Bjks,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...