Título: As Lendas de Saas - Parte 1;
Autor(a): Rebeca S. Melo;
Editora: (Publicação Independente - Amazon);
Número de Páginas: 242;
Ano de Lançamento: 2015.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Ele conquistou todos os reinos do seu continente, tornando-se o primeiro Imperador da história de Saas. Ela escapou no dia em que seu reino foi tomado e sua família assassinada. E irá voltar para vingá-los. Ou pelo menos esse era o plano...
Ravel é a princesa perdida, a única que escapou com vida de seu continente; Leor é um garçom que sonha em ser médico; Nemat é a melhor amiga dele, uma jovem sem muita ambição; Hadin é um nômade caçador de recompensas em busca de vingança; e Shari é uma atriz de circo ambulante. Quando a vida dessas pessoas tão diferentes se conecta, um segredo é revelado. E a história de Saas está prestes a mudar... Outra vez.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:
Aviso: pode conter spoilers!

Algumas pessoas tem sede de poder. Ortis, além de tê-la, alimentava-a sem medir as consequências, custasse o que custasse. Não satisfeito com os reinos que já havia conquistado, sua vitória ainda não estaria por completo até que tivesse certeza do fim das famílias reais de Mulber e Jope. Enquanto os reis e rainhas perdiam as esperanças, porém, Ravel e Dafar eram os únicos que não se davam por vencido e planejavam escapar. Dafar, no entanto, morrera tentando proteger sua amada esposa, que, por fim, terminou sozinha em um barco em alto mar, entregue à própria sorte. Eles só não imaginavam que a então princesa estava grávida...

Anos depois, do outro lado de Saas, Nemat segue a vida após a perda da mãe, que não fora bem recebida em Nalahu e ficara conhecida como louca. Vivendo na pequena vila de Pillar, trabalhando em um dos bares da região, encontra consolo unicamente em sua amizade com Leor, um garçom que sonha tornar-se médico. Ainda que conhecida de seu passado, a moça já perdeu as esperanças de retomada de seu reino, até que, no entanto, um nômade caçador de recompensas aparece e acaba por acender a última chama de esperança que ainda existia nela.

É engraçado a forma como descobri a história de Rebeca S. Melo. Ainda no Wattpad, lembro-me de ter encontrado a história por entre minhas buscas diversas no site, e de ter gostado da sinopse. Todavia, demorei muito até dar uma chance real ao prólogo e, assim, ser cativada por todo esse universo encantador e surpreendente que é Saas. Em pouco menos de dois meses, comecei e conclui a leitura dessa parte 1 ainda quando estava disponível no site, e as minhas impressões sobre ela - caso você seja novo por aqui e não tenha conferido a indicação, na época, da história em alguma coluna do Wattpad Time -, você confere logo a seguir.

Já no início Rebeca nos recebe com toda uma apresentação detalhada sobre o que é todo o mundo de Saas. Principais divisões, reinos, climas, criaturas, povos... Tudo minuciosamente apresentado ao leitor, que já tem a oportunidade de, em seguida, dar início a leitura já mais seguro sobre o universo criado pela autora. Apesar disso, admito que a leitura desse prólogo se deu arrastada para mim, por ser realmente muito descritiva e extensa. Mas uma vez sendo necessária para a compreensão do universo de Saas, logo mais conclui-a e não demorou muito para que, já no primeiro capítulo, eu me visse envolvida pela história, e mais ainda que eu torcesse por Ravel em sua fuga iminente. Em momentos alternados, temos a princesa e, em seguida, a visão de Ortis regendo seu império, e da mesma forma que simpatizei com a princesa desde o início, também criei antipatia com o vilão da história desde então.

“— Sabe o que eu acho engraçado? É que quando nos contam histórias de lendas como o Tubarão Azul, eles contam como se eles fossem super-humanos, perfeitamente corajosos, como se fossem tudo o que queremos ser e não somos. Mas o que eles não contam é que geralmente essas lendas são pessoas que sofreram muito, duvidaram, tiveram momentos de fraqueza e quase desistiram... Sabe porque as lendas existem?
— Para nos inspirarem?
— Porque por trás de cada lenda houve histórias de amor e amizade, ou de ódio e maldade. Você, com certeza, não é o segundo caso. — Nemat olhava para Leor, era tão bom tê-lo ao seu lado, como o irmão protetor que sempre fora. — Você será uma lenda, Nemat, então deixa a gente ser a amizade e o amor que vai te ajudar a conquistar o mundo...”

Até esse ponto, eu já estava me envolvendo totalmente com os personagens, mas é só quando Nemat e seus amigos assumem a narrativa que fui realmente surpreendida pela gama de diferentes personalidades e firmeza com a qual os personagens estavam se desenvolvendo. Nemat, por si só, é uma protagonista forte e marcante, apesar de inicialmente desesperançosa com o seu passado de família real, desde que a mãe morrera há alguns anos. Leor, porém, com sua amizade, tem ajudado a manter o último fio de esperança da amiga aceso, até a chegada de Hadin, que a incentiva a lutar pela sua gente, depois de ele próprio ter sofrido na pele a desconstrução do reino onde morava, em Sondree. Mas nada é tão simples, e quando a mãe de Leor fica doente, é ele quem se arrisca a comprar remédio em Scien, há alguns dias de viagem dali, deparando-se, por fim, com a 'guia de viagem' Shari. Cada um com seus objetivos, cada um com sua história, compõe esse grupo inusitado de personagens que encantam e conquistam o leitor pela sua humanidade. Com lutas tão distintas, mas ao mesmo tempo tão parecidas, eles se unem com um propósito de tentar mudar Saas de uma vez por todas, e o resultado disso só é maior do que eles podem imaginar.

Seguir com a leitura de A Lenda de Saas é de uma intensidade fora de série! Em meio a um universo completamente novo, é realmente surpreendente a minúcia de detalhes criados pela autora, o modo como ela se preocupou e desenvolveu todo o enredo e seus personagens de uma forma tão real e fantástica. No decorrer de suas descrições a cada passo dos personagens, a sensação que se tem é a de estar assistindo a um filme, de tão vívidos que são os cenários e situações, e a leitura avança sem esforços. Com o passar dos capítulos, ainda, vamos conhecendo novos personagens e novos rumos a serem tomados, e quanto mais próximo estamos do final, mais queremos que a história se prolongue.

No fim das contas, o primeiro livro da trilogia de Rebeca S. Melo se mostra como não apenas uma apresentação muito marcante desse universo fantástico que é Saas, como, também, uma estreia mais do que imperdível para os leitores de uma boa ficção. Com boas doses de romance, drama, comédia e aventura, As Lendas de Saas - Parte 1, dá início a uma jornada emocionante e impactante por entre um dos mundos fantásticos mais incríveis que já tive o prazer de conhecer, e certamente recomendo a leitura para todos aqueles que desejam algo realmente bem desenvolvido e mesmo inesquecível.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Deixe um comentário

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...