E neste Dia das Mães, claro que não podia faltar um pequeno top 5 especial para algumas das mães que marcaram a literatura de alguma forma, com suas presenças ativas e força ao lado daqueles que amam. Com vocês, a seguir, algumas das personagens mamães que se tornaram inesquecíveis para mim na literatura, e que, talvez, quem sabe, tenham cativado vocês também!

Julia Wood (Quero Ser Beth Levitt)

- A primeira delas, Julia Wood, marcando presença no top 5 por ter sido uma mãe amorosa e dedicada, que não mediu esforços em prol da felicidade da filha mesmo quando ela própria já estava fadada com um câncer inesperado. Ainda assim, a personagem não sucumbiu à doença, e mostrou-se dona de uma força que só uma mãe de verdade é capaz de ter, e que é visível ao leitor mesmo que ela não tenha sido uma personagem recorrente na leitura atual, uma vez que já havia falecido. Mas a memória dela, bem como a de seu marido, permanecem intactas no coração de Amelie, e os ensinamentos passados por ela certamente perpetuarão por toda a vida da jovem.

Anya Whitson (Jardim de Inverno)

- Outra mãe que marcou mais uma leitura para mim, sem dúvida alguma, foi a Anya Whitson. Apesar dos modos frios e distantes no início da narrativa, ela é a representação de uma mãe que tem uma força plena e que, por muito tempo, travou lutas intensas por aqueles que amava. Uma mulher cuja frieza aparente esconde todo um passado de coragem e determinação por entre uma realidade que, um dia, muitas mulheres foram obrigadas a vivenciar, o que torna a história ainda mais real e palpável, bem como emocionante e intensa. Porque é assim que as histórias da Kristin Hannah são focadas e se desenvolvem, você não encontrará nada menos que a realidade exposta nelas.

Jude Farraday (O Caminho para Casa)

- Mais uma figura materna marcante de Kristin Hannah, Jude Farraday é outra que encanta por uma presença cheia de brilho e devoção aos filhos e ao marido. A esposa e mãe perfeita, com um instinto maternal tão forte e cheio de compaixão que mesmo a Lexi, então amiga dos seus filhos, ela fora capaz de acolher em muitos momentos, de tão próxima que a garota tornou-se da família. Não é por ser assim que, porém, ela vai deixar de agir na impulsividade em prol unicamente da defesa daqueles que ama, muitas vezes chateando o leitor com suas atitudes ou palavras fortes, que no fim das contas, são o retrato de uma mãe passando por situações tão intensas e sofridas, que, no entanto, não diminuem a força que ela tem. 

Lívia (Minha Vida Fora de Série)

- Sim, a mãe da nossa protagonista de Minha Vida Fora de Série também entra nessa lista, simplesmente porque a Lívia cumpre um dos papéis que eu particularmente acho fundamental na maternidade: o companheirismo que ela mantém com a Priscila. Mãe e filha, no livro, são um exemplo muito bom de amizade, mostrando que uma mãe pode muito bem alternar entre o ato da repreensão, da educação, do cuidado, com o lado divertido, espontâneo e até mesmo jovial. Acabei por me identificar muito mais com a leitura por causa disso, porque eu e minha mãe temos uma relação assim também, o que me aproximou ainda mais da leitura, e me leva a pensar que uma mãe como a Lívia também é fundamental na vida de um filho.

Elizabeth (A Linguagem das Flores)

- Por fim, mas não menos importante, a última mãe adotiva com quem Victoria conviveu antes de sua maioridade, e apesar de não ter durado muito devido a alguns outros conflitos fora a parte, a questão é que Elizabeth foi a primeira pessoa a acreditar em Victoria e a conseguir se aproximar o bastante dela, a ponto de fazer a menina, então distante, antissocial e por vezes estranha até, a interagir mais com ela e com os demais, a partir do momento em que a apresentou a linguagem das flores. Pela primeira vez em sua vida, Victoria encontrou uma motivação, um porto seguro em meio a natureza e não se sentiu mais tão sozinha ou inútil quanto antes, o que, apesar de sua teimosia contínua e problemas passados ao longo de seu amadurecimento no livro, ainda assim, foi muito significativo.

E fica por aqui a minha pequena seleção de mães inesquecíveis da literatura! E vocês, tem outras para citar? Concorda ou discorda com alguma destas? Deixe nos comentários!

Muitos beijos e... 
um FELIZ DIA DAS MÃES para todas as mães lindas desse mundo! 

Um Comentário

  1. Oi Sammy,

    Achei super interessante essa tag. Acho que nunca parei para pensar nas personagens como mães e agora você está fazendo a minha cabeça funcionar tentando lembrar de alguma.

    Infelizmente não li nenhum desses livros que você citou. Mas pensando agora rápido, a Sra. Weasley do Harry Potter, para mim, representa bem esse papel. Meio coruja de mais, ela sempre se preocupa com os filhos e sempre tem espaço para mais um em seu coração. E o que foi ela virando uma leoa para defender seus filhos na batalha final? Adoro o jeito dela de dar bronca!

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...