Título: Sonhei Que Amava Você;
Autor(a): Tammy Luciano;
Editora: Valentina;
Número de Páginas: 296;
Ano de Lançamento: 2014.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Ele estava vivo nos meus sonhos. E que sonhos! Mas era pouco. Eu queria ele na minha vida. Uma história cativante e inesquecível, cheia de mistérios e perguntas a serem respondidas. Pode um grande amor existir somente enquanto sonhamos? Kira, aos 22 anos, está apaixonada, vivendo um momento único de amadurecimento pessoal e profissional. Quem é o sedutor garoto que transforma suas noites em poesia e êxtase? Mas, apesar do maravilhoso momento que está vivendo, a garota terá que enfrentar obstáculos e barreiras. Mas sabe que a vida reserva o melhor para o final. Um convite para dar asas à imaginação e aquecer o coração.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

No mais novo livro de Tammy Luciano, somos apresentados a Kira, uma moça de 22 anos que, no auge da sua juventude, já se encontra realizada financeiramente com a administração conjunta com a melhor amiga de uma loja do lar no Recreio, que vem atraindo uma boa clientela apaixonada por decorações mais diferenciadas e românticas. A vida em família, também, não poderia estar melhor, mas já a sua vida amorosa deixa a desejar. A lembrança dos romances curtos e vazios que tivera a deixam insegura sobre quando um amor de verdade surgirá em sua vida, até que, antes mesmo que ela o procure, acaba por encontrá-lo no mundo dos sonhos, enquanto dorme. Por entre sonhos diversos viajando pelos lugares mais incríveis possíveis, Kira tentará descobrir a identidade do seu amado e, assim, planeja encontrá-lo no mundo real. E quando a sua busca começava a não dar quaisquer resultados, um incidente inesperado coloca-a frente a frente com o rapaz misterioso. O único problema é que ele não se lembra dela.

Quem acompanha o blog já há algum tempo, já deve ter notado que a minha relação com os livros da Tammy é um pouco imprevisível. Enquanto que eu gostei da leitura de Garota Replay, em 2013, já não consegui me envolver e acabei por abandonar a leitura de Claro Que Te Amo!, em 2014, então, quando houve a divulgação de Sonhei Que Amava Você, eu definitivamente não sabia o que esperar e nem mesmo se iria gostar ou não, mas tinha alguma esperança de que a história de Kira pudesse ser melhor que a de Piera. E, bem, como podem perceber pela avaliação final de quatro estrelas, o novo livro de Tammy Luciano conseguiu me cativar, inclusive, ainda mais que Garota Replay, e fiquei feliz por ter concluído essa leitura com um sorriso no rosto - e muitos post-its espalhados pelo livro, rs.

“Mesmo quando nada muda nos nossos dias, estamos sofrendo mutações profundas. O tempo leva quem fomos e nos apresenta alguém que temos que conhecer na frente do espelho todos os dias.”
- Página 8 -

Com uma narrativa tipicamente descritiva, mas sem soar cansativa, Tammy nos conduz por entre um enredo cuja leitura se segue fluída e tranquila, apresentando-nos uma protagonista carismática que cativa o leitor pelo seu jeito simples e descontraído de ser. Kira, no auge dos seus 22 anos, é uma moça centrada e gentil, muito próxima dos pais e dos irmãos mais velhos gêmeos, Cadu e Cafa, da melhor amiga Lelê, e uma garota muito determinada e esforçada em alcançar seus objetivos. Mas, na verdade, o que esse livro tem de sobra é personagem cativante. Os irmãos da nossa protagonista são alguns deles, principalmente o Cadu, que encanta pela sua postura de rapaz tímido e gentil, igual em aparência com Cafa, que, por outro lado, é do tipo namorador e mulherengo, mas igualmente próximo da família e que não mede esforços para ajudá-los quando necessário. A Lelê, por sua vez, é outra personagem supercarismática que definitivamente colocou um humor muito bom na história, sempre com seu jeito alto-astral de ser e de viver, fiel à amiga e ao seu sonho na loja que ambas administram.

“Tem gente que ama rápido, outros demoram anos. Amor não tem receita, bula ou regra. E ai de quem tentar fazer isso. O amor pode ser uma falta de ar instantânea ou um encontro de muitos encontros.”
- Página 122 -

Apenas com isso, até então, o livro já estava me cativando e me ganhando. Como já citei, os personagens eram agradáveis e tomavam conta das cenas de forma a envolver facilmente o leitor durante a leitura. Me vi avançando na leitura com muita rapidez, realmente imersa na trama e entre os personagens, e tudo só melhorou quando o nosso mocinho misterioso, enfim, se revelou. Felipe foi mais um daqueles personagens meigos e gentis que encantam por seu carisma e jeito protetor com aqueles que ama, e sua relação com Kira, apesar de ter me soado um tanto quanto rápida, me convenceu e foi muito positiva durante a leitura. Ainda assim, ressalto, não caí de amores pelo personagem, mas consegui me envolver com a história como um todo, apesar disso.

“— O amor ainda existe, está dentro de várias pessoas e ele tem uma capacidade absurda de salvar dois corações ao mesmo tempo e fazê-los mais fortes para o mundo.”
- Página 258 -

O romance em si, porém, me irritou em alguns momentos. Kira e Felipe conseguem ser um pouco irritantes em algumas cenas, ao citar muitas reflexões de uma só vez e querer provocar pensamentos mais profundos. Compreendo que isso faria naturalmente parte do enredo principalmente devido a questão dos sonhos da protagonista, que logo mais, no decorrer da história, irá se mostrar uma válvula de emergência para uma determinada personagem, mas, ainda assim, em alguns momentos essas citações e reflexões me soaram um pouco forçadas e me distanciaram, por alguns segundos, da leitura. O casal em si também me soou um pouco meloso demais em alguns outros pequenos momentos, e fiquei um pouco irritada com isso devido, principalmente, o fato de tudo ter acontecido em tão pouco espaço de tempo. Todavia, a conexão geral dos personagens convence e acabei por relevar esses deslizes.

No fim das contas, Sonhei Que Amava Você é um romance singelo mas encantador, que conta com um elenco de personagens envolventes e uma trama que se segue instigante até a última página. É uma daquelas histórias que, quanto mais se lê, ao mesmo tempo em que vibramos por continuar a acompanhar o enredo, ficamos visivelmente - e antecipadamente - saudosos por saber que o desfecho se aproxima, pois só queremos prolongar o contato com uma turma de personagens tão divertida e dedicada. Realmente, dentre os livros que já li da autora, esse é, de longe, o melhor e mais aprimorado entre eles, e espero acompanhar ainda mais histórias assim de sua autoria, pois a Tammy sabe o que é desenvolver um enredo sem deixar pontas soltas e que prende o leitor até o último ponto final.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Deixe um comentário

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...