Título: Coração Artificial;
Autor(a): Viviane L. Ribeiro;
Editora: Multifoco;
Número de Páginas: 309;
Ano de Lançamento: 2014.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Gabriel é filho de um importante magnata da indústria de órgãos artificiais, e Alicia é apenas uma estudante inteligente o bastante para ter uma bolsa de estudo na mesma faculdade privada que Gabriel frequenta. O fato é que eles nunca teriam se conhecido se Gabriel não tivesse parado para ajudar Alicia com seus livros e muito menos se aproximado tanto se não a tivesse visto cantar em um bar numa noite. Então acontece um acidente de carro. E estranhamente as pessoas próximas a eles estão tentando mantê-los afastados, e enquanto isso, eles vivem a vida naturalmente, acreditando que o acidente não trouxe nenhuma consequência para suas vidas. Mas a verdade é que estão completamente errados. 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

No livro de estreia de Viviane L. Ribeiro, temos a história de Gabriel, um rapaz já com seus vinte anos, filho de um importante médico e então magnata no ramo de órgãos artificiais que almeja em ver o único filho seguindo seus passos. Mas isso não acontece, uma vez que Gabriel prefere ocupar-se em viver a própria vida como ele sempre conheceu, entre os altos luxos com os amigos e corridas ilegais de carro por entre as noites. Ao conhecer Alicia, porém, naquele que seria mais um dia rotineiro e entediante na faculdade de engenharia, sua vida aos poucos começa a mudar, primeiramente por entre encontros de mera coincidência até que Gabriel realmente se verá ansioso por rever a garota misteriosa e encantadora que preenche os seus pensamentos. Justamente nesse mistério natural, Alicia esconde um detalhe que poderia fazer toda a diferença na relação de ambos - qualquer que seja ela.

À princípio, havia gostado muito da sinopse e dos comentários que Coração Artificial até então vinha ganhando entre alguns blogueiros, e ao surgir uma oportunidade de leitura, aproveitei-a. Trata-se de um enredo aparentemente clichê que, porém, é desenvolvido em meio a segredos e a vida caótica do protagonista, Gabriel, que através da narrativa em primeira pessoa, deixa claro ao leitor seus pensamentos e ideias. Demorei um pouco, porém, a me envolver com a história porque, apesar de Viviane escrever bem, Gabriel não conseguiu me cativar e eu realmente não estava simpatizando nada com ele - em alguns momentos, inclusive, cheguei a me irritar ou ficar com raiva de algumas de suas atitudes ou pensamentos, às vezes agindo de forma vazia e automática demais, sem me convencer ou ser, sequer, algo significativo no enredo.

“Às vezes, não há nada que você possa fazer, a não ser esperar.”

Mas quando Alicia apareceu, pensei que a leitura fosse melhorar. A personalidade inicialmente tímida e visivelmente misteriosa da moça, aos poucos, infelizmente, apagou-se um pouco no enredo e acabou ficando ao mesmo patamar que Gabriel, com atitudes e falas automáticas que não me convenciam de verdade. Eu realmente tive problemas para conseguir me prender aos personagens principais e por conta disso, a leitura demorou a engrenar e a ser concluída - levando quase dois meses, digamos assim, com várias pausas entre a leitura. A história começou a sair dos trilhos, ainda, quando o próprio enredo começou a ficar ora rápido demais, ora lento demais. Além disso, o desenvolvimento de cenas e acontecimentos é monótono, os personagens secundários são vazios, sem qualquer preenchimento emocional palpável ou significativo para o enredo, que, definitivamente, me distanciaram ainda mais da leitura.

No entanto, a autora conseguiu atrair minha atenção e uma visível compreensão após fazer uma determinada revelação por entre a metade do livro, que definitivamente eu não esperava. Sobre o fato do protagonista, Gabriel, soar meio vago e sem expressão na história, além de agir meio que no automático ou no impulso em alguns outros momentos, a autora conseguiu contornar o fato - que, na verdade, mais pareceu ser proposital mesmo - ao fazer uma revelação que condiz com o que observei no personagem. Não sei realmente como uma pessoa assim age, mas até onde conheço, a autora conseguiu caracterizar muito bem o personagem e isso foi um ponto muito positivo para a leitura, pois era algo que eu não esperava mas que, felizmente, tinha muita coerência com o texto e conseguiu, no fim das contas, acalmar as minhas críticas, rs.

“Tenho vivido a vida para depois viver o sonho.”

Da metade para o final, ao menos, a leitura conseguiu se desenvolver melhor, a partir do momento em que consegui compreender melhor o protagonista. Ainda assim, ela se seguiu lenta, pois, como já disse, há uma certa monotonia em algumas cenas, capítulos do livro, e isso me irritou um pouco, então precisei pausar a leitura. Cheguei ao capítulo final do livro, porém, satisfeita pela leitura ter melhorado um pouco mais, mas se eu estava satisfeita com o rumo que o último capítulo vinha tomando, o epílogo chegou para abalar minhas estruturas. Ainda estou digerindo a informação, porque acho que o encerramento do livro se deu de uma forma muito abrupta e, confesso, me decepcionou um pouco. Depois de tudo que havia se passado, eu esperava algo mais, mas, naquela altura do campeonato, dadas as circunstâncias do segredo de Alicia, reconheço que foi, sim, plausível. Mas, como leitora, eu realmente esperava outra coisa.

Mas, no geral, Coração Artificial é uma boa leitura. Eu realmente não consegui me envolver mais com os personagens e isso prejudicou ainda mais o andamento da história para mim, mas essa situação pode ser inversa, isto é, ser uma leitura melhor para outras pessoas, afinal, cada um interpreta e se envolve diferentemente com as histórias, e, por isso, para quem acredita que possa vir a gostar ou quer dar uma chance, é uma leitura válida, sim.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Deixe um comentário

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...