Título: Todas as Estrelas do Céu;
Autor(a): Enderson Rafael;
Editora: Novas Idéias;
Número de Páginas: 160;
Ano de Lançamento: 2010.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?
Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própia consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente. "Todas as estrelas do céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião: 

Caroline e Leandro fazem parte de uma típica família de classe média, até então bem resolvida, e enfrentando os conflitos naturais da adolescência. Romances, vestibular, colégio e amizades são os mais frequentes, até que um dilema maior aparece para mexer com a vida dos irmãos: um amor forte e inesperado. Nunca foi pretensão dos jovens se apaixonarem, mas quando isso acontece, eles percebem que é mais real do que parece. Contrariando os outros romances, porém, eles terão uma família, amigos e uma sociedade inteira para enfrentar diante do fato de serem irmãos - apesar de ainda encontrarem uma pontinha de esperança no fato de que eles não são irmãos de sangue, uma vez que Leandro é adotado. Mas isso é mero detalhe aos olhos dos pais, e viver esse romance arriscado, no fim das contas, poderá se tornar um caminho sem volta.

Já tem muito tempo que eu queria ler o romance de estreia de Enderson Rafael, de tantos elogios que eram direcionados à sua história. Ressalvas intensas sobre o amor do casal protagonista, até o seu desfecho inesperado e impactante. O tema do romance, polêmico como é, intriga bastante o leitor e divide muito as opiniões, sendo uma leitura realmente instigante e um enredo um tanto quanto imprevisível. O problema, porém, é que com isso tudo eu criei expectativas, e, no meu caso, quando eu finalmente li... não foi tudo o que eu esperava. Não foi tudo o que eu imaginava encontrar e vivenciar nessa leitura, e fiquei um pouco... decepcionada. Acontece que o enredo demorou a se desenrolar para mim. O desenvolvimento, pra mim, se seguiu lento, e a história não me prendia por muito tempo. Os personagens, muito menos. Sinto dizer, mas não senti empatia por nenhum deles. E o romance, infelizmente, não me cativou.

“Ela queria o mundo, como qualquer adolescente, mas não sabia quais armas usar, nem se as possuía.”

A partir do momento em que se descobrem apaixonados um pelo o outro, Carol e Leandro passam a agir como os eternos namorados com declarações de amor para todos os lados, mas eu particularmente achei que tudo isso transcorreu muito rápido na trama, após a descoberta inicial do sentimento. Além disso, também fiquei meio cansada e irritada com a melosidade de suas cenas, e, no fim das contas, eu não consegui sentir todo o amor que o casal tanto bradava. Não que eles sejam protagonistas ruins, mas não me foram marcantes; Carol é apresentada como uma romântica e poetisa, mas tomou algumas atitudes em alguns momentos que, ao menos pra mim, contradisseram isso. Leandro, por sua vez, é colocado como o filho mais velho e responsável da família, orgulho dos pais até, mas que logo mais toma algumas outras atitudes que não condisseram muito com suas características, e isso me incomodou um pouco.

“[...] seja paciente, os ponteiros do relógio são seus amigos e, embora lentos às vezes, às vezes velozes, nunca se adiantam ou se atrasam. Posto isto, espere, meu querido, que o tempo será generoso com você.”

Os outros personagens, amigos dos protagonistas, desempenharam seus papéis naturais na trama, novamente, sem se destacarem. Não simpatizei com nenhum deles e os romances que vinham à tona não me convenceram. Senti-me indiferente à eles, infelizmente. Também me incomodei com o excesso de descrições de paisagens e o grande uso das gíria nas falas dos personagens. As descrições são muito bem feitas, isso é inegável, e eu senti muita vontade de conhecer os lugares pelos quais eles percorrem na trama, mas em um dado momento, eles começaram a me cansar um pouco. Quanto às gírias, elas eram muito frequentes, e eu sei que meio que são parte do vocabulário dos jovens - e o livro está cheio de personagens jovens, naturalmente - mas me incomodou bastante por seu excesso. Uma, duas vezes até vai, mas depois começou a ficar irritante e maçante, desculpem-me.

Eu tinha muitas expectativas para com Todas as Estrelas do Céu, mas, infelizmente, elas não foram alcançadas. Isso não significa, porém, que ela não seja uma leitura boa; apenas não me cativou o suficiente e teve alguns pontos que me incomodaram bastante, mas nem por isso deixa de ser uma leitura válida. Foi um enredo bem desenvolvido, apesar de tudo, e a narrativa do autor é muito delicada. Eu realmente queria ter me envolvido mais com a leitura, mas isso não ocorreu. De qualquer forma, ainda assim, é uma leitura que eu recomende para quem aprecia um pano de fundo tipicamente juvenil, que, apesar de um romance polêmico, consegue se sobressair por alguns bons momentos de leveza e doçura.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Deixe um comentário

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...