Título: Fale!;
Autor(a): Laurie Halse Anderson;
Editora: Valentina;
Número de Páginas: 248;
Ano de Publicação: 2013.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

"Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer."
Desde o primeiro momento quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra -  insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:
AVISO: contém spoilers!

Sou do tipo de pessoa que, geralmente, tende a ficar receosa pela primeira vez em que vai ler/assistir determinado livro/filme cujas críticas, em geral, são positivas e atrativas. Tenho medo de ser a 'do contra' da história e não gostar. Eu tinha esse medo antes de ler A Culpa é das Estrelas, do John Green, mas, naquele caso específico, eu acabei me apaixonando igualmente pela história. Já com relação à Fale!, infelizmente, isso não aconteceu...

Temos aqui a história de Melinda Sordino, uma garota de 14 anos que está iniciando o Ensino Médio no colégio de Merryweather, depois de uma série de acontecimentos desenrolados a partir de uma festa de começo de férias que terminou em confusão após a ligação de Melinda para a polícia. Algo aconteceu naquela noite que apenas ela tem conhecimento, mas ela se recusa a contar tal fato a alguém, assim como evita, também, expor seus pensamentos, sentimentos, emoções, ideias, em modo geral. Ela está mais calada do que nunca, e isso só ajuda a aumentar sua fama de esquisita e 'desmancha-prazeres' na escola, sendo excluída dos grupos escolares. Acompanhamos, ao longo do livro, o primeiro ano de Melinda no ensino médio, convivendo constantemente com verdades e segredos e a vontade, porém, não praticada de: falar.

Falar sobre Fale! pode ser um tanto quanto complicado, ao meu ver. Cada emoção, atitude, palavra, sentimento, pensamento, criado a partir da leitura desse livro pode acontecer de forma totalmente individual e pessoal; no entanto, a intensidade delas, na maior parte dos casos, deve se manter a mesma. Não bastasse isso, ainda temos a leitura ágil e sincera de Laurie Halse Anderson, que escolheu um tema sério para abordar no livro e na vida da personagem. De início, porém, eu já suspeitava qual fosse esse tema, e gostei da forma como a autora abordou na história, que apesar de não chocar o leitor, também não pegou leve com ele, principalmente no que diz respeito não à atitudes em cena, mas sim ao psicológico e o emocional, ainda mais pela narrativa em primeira pessoa. E, quanto a isso, temos aqui uma personagem controversa, difícil, por vezes complexa e muito, muito sincera. Mesmo que de forma irônica, ela não hesitava em apontar as verdadeiras facetas do modo de organização e funcionamento da vida escolar que levava, coisas com as quais, na maioria das vezes, ela não concordava, como as tribos escolares e determinados eventos próprios do high school. E isso foi um ponto bastante positivo, pois se vê que, mesmo por trás de um trauma do passado, Melinda ainda se mantém ela mesma por dentro, sem se importar com julgamentos - seja ela quem faça, ou ela quem os receba.

A história, com seus pontos positivos, também tivera alguns pontos negativos. Aquelas três estrelas dadas por mim, no fim das contas, tiveram motivo, afinal. A começar pelos outros personagens. Ao contrário de Melinda, os demais participantes desta história não foram tão trabalhados e desenvolvidos ao longo da trama. Eles surgiam no início da história e ia se formando nossa visão sobre quem eles poderiam vir a se tornar no decorrer da trama, e as expectativas sobre como eles terminariam a história, dignamente, começavam. E foi nesse ponto que me decepcionei. Temos personagens básicos que aparecem por eventualidade, como o David, que apesar de não ser tão presente ainda assim criamos empatia, e outros como o prof. Freeman, que aparece por obrigação e que, pelo papel que desempenha na trama, achamos que poderá ter alguma evolução ou ajuda por trás. Mas, no fim das contas, isso não ocorreu. Estes dois personagens em especial, ambos de formas distintas, estiveram presentes na vida escolar da protagonista, e tentavam se aproximar dela para ajudá-la de alguma forma, direta ou indireta. Mas, no fim das contas, fiquei com a sensação de que eles nunca importaram, pois, ao fim do enredo, eles simplesmente somem ou são lembrados de maneiras vagas. E não gostei disso, eles mereciam ser devidamente trabalhos e desenvolvidos, mesmo no final do livro. Se você por acaso não se importou/importaria com algo assim, ok, mas eu me incomodei com isso; acho que todo personagem merece ser desenvolvido em qualquer que seja o enredo.

Outro ponto negativo da história foi o final. Esse, porém, ressalto a nota dada pela autora no fim do livro, sobre ser acostumada a dar finalizações desse tipo aos seus livros e ela acreditar avidamente que deveria passar um pouco mais de realidade com a obra, com um não-final típico do mundo real. Compreendo suas explicações e seu motivo para tal, mas ainda assim me sinto um pouco irritada pelas várias pontas soltas deixadas ao fim do enredo. Sim, foram várias, a começar por como a Melinda havia ficado após um determinado acontecimento, os seus amigos, e mesmo - principalmente - os pais dela, que, na realidade, foram os piores pais que já vi na ficção até o momento - eles agiam praticamente como se não tivessem filha, e a culpavam e julgava sem procurar entender seus motivos, mas, enfim; e isso sem contar com os questionamentos sobre o próprio acontecimento em questão. Fiquei me sentindo meio enganada por ler o livro, ansiando por saber como todas aquelas 248 páginas iriam ser concluídas, mas, teoricamente, a conclusão não ocorreu em si, e eis que um ponto enorme de interrogação paira no ar agora, simplesmente.

Enfim, não posso falar mais sobre o livro ou, do contrário, correria o risco de dar mais spoilers, até mais comprometedores, então, a resenha termina por aqui. Mas, de qualquer forma, Fale! foi uma leitura válida, com uma ótima abordagem do tema para o público adolescente, que certamente ajudará pessoas que passaram pelo mesmo que Melinda ou parecido, ou simplesmente por ter medo de falar o que pensa realmente. E, bem, esse também foi o primeiro livro da Editora Valentina com que tive contato e li, e parabenizo a editora pelo trabalho! A diagramação, um tanto quanto peculiar, pela separação de parágrafos e divisão de "capítulos", ajudou a leitura, e a capa, ao vivo, é muito mais bonita. Ao fim do livro, ainda, estão incluídos alguns extras sobre o assunto abordado no livro e algumas notas da autora, comemorando a publicação do livro há dez anos, nos Estados Unidos. Tudo foi feito com muito capricho, e o resultado é mais do que satisfatório.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Um Comentário

  1. Gostei da sua resenha, principalmente pelo fato dela ter sido bem sincera.Eu não conhecia o livro e, sinceramente, pelo enredo, acho que não leria. Não sei se faz o meu gênero.
    De toda forma, foi uma boa dica.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...