Título: O Futuro de Nós Dois;
Autor(es): Jay Asher & Carolyn Mackler;
Editora: Galera Record;
Número de Páginas: 384;
Ano de Publicação: 2013.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio dos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Desde pequena, não entendo bem o porquê, mas sou simplesmente apaixonada por histórias que envolvam viagens no tempo, alteração no tempo e coisas do gênero. Ou, mesmo, que se passem em uma época totalmente diferente - vide Os Flintstones e Os Jetsons #momentonostalgia -, então, bem, a premissa de O Futuro de Nós Dois, apesar de não ser bem uma viagem no tempo, mas só por permitir a visualização de um futuro antes nunca sonhado, foi o bastante para que me deixasse curiosa a ponto de querer ler o livro. E, por ter uma vibe temporal, achei que a história viraria uma de minhas favoritas do ano. Não foi bem assim...

Seguinte, é 1996, ano em que apenas metade dos alunos de escolas de ensino médio dos EUA já haviam tido acesso à internet, e Emma está no meio deles. Acaba por ganhar seu primeiro computador e receber, de seu melhor amigo e vizinho, Josh, o CD-ROM da America Online, e então sua vida - e seu futuro - começa a se ver modificada aos poucos quando ela se vê cara a cara com o Facebook - a rede social top do nosso tempo, mas que a Emma, por sua vez, nem fazia ideia do que era. Ela e Josh decidem vasculhar o site achando se tratar de uma brincadeira - muito bem desenvolvida e programada, se fosse o caso - mas as coisas começam a se mostrar sérias e reais, e, uma vez que ambos já estiveram expostos à realidade de suas vidas no futuro, cabe agora à eles a fazerem tudo certinho para não alterá-lo... Ou, em outras circunstâncias, fazer de tudo para modificá-lo...

Primeiramente, ressalto eu, mais uma vez, o quanto essa sinopse instiga. Quem em 1996 acharia que, um dia no futuro, fosse existir algo como o Facebook? Que a tecnologia pudesse evoluir tanto? Ou, bem, que sua vida estivesse tão ruim assim? É o caso de nossos protagonistas. Se de um lado Emma leva toda essa história à sério demais, lendo nas entrelinhas e tentando, a todo custo, fugir do futuro que lhe aguarda, Josh, por outro lado, está mais preocupado em manter a vida que sabe que terá. Mas ele e Emma são amigos e qualquer pequena alteração no passado, digo, presente, automaticamente gera uma reverberação no tempo capaz de modificar qualquer coisa no futuro. E, sejamos realistas, entregar esse peso à dois adolescentes indecisos, que vivem aos trancos e barrancos, diga-se de passagem, é pedir para ver uma verdadeira besteira acontecer

Mas isso tudo deixava a história ainda mais excitante, afinal, quem não iria querer descobrir o que e como eles enfrentaram durante esse tempo? Só que, no fim das contas, não foi tão... legal como eu imaginava que seria. Não que o livro seja ruim, longe disso, mas eu senti que faltou mais conteúdo para reflexão - tipo sobre as escolhas que fazemos na nossa vida e até quem sabe sobre a influência da internet em nossa vida, algo assim - e um desfecho mais... hãm... específico, direto? Emma e Josh são personagens razoáveis, mas em alguns momentos eles eram irritantes demais. A Emma, em especial, já que ela estava meio que brincando demais com o próprio futuro e em alguns momentos chegou a fazer coisas bizarras e arriscadas que, de certo modo, geraram complicações em sua própria vida. Desentendimentos, segredos, confusões e receio são situações bem decorrentes no livro, e acho que por isso esperei uma atitude um pouco mais centrada por parte dos personagens. Algumas vezes eles agiam meio que no impulso, daí acabavam fazendo uma besteira maior ainda. 

Em outros casos, se deixaram, simplesmente, influenciar pelo o que sabiam que iria acontecer. Tipo, "ah, isso vai acontecer, então eu tenho que correr atrás de realizá-lo ou acabar com isso", sabe? Agir no automático, sem pensar se realmente aquilo iria dar certo ou se, naquele momento, você ainda iria querê-lo, o que foi uma atitude muito frequente por parte do Josh. E, bem, nem falemos do romance, que praticamente não aconteceu; ou pelo menos não entre os personagens que eu queria; ou, ao menos, não tão rapidamente. Demorou bastante, aliás, e isso era porque estava bem na cara, estampado em um outdoor, imagine se não estivesse... Mas sem mais comentários. Acho que as minhas expectativas, mais uma vez, estavam altas demais para com a leitura, e eis a minha decepção. Mas o livro é bom, sim, e eu recomendo. Só não esperem uma leitura que vá mudar sua vida, ok? Para entreter, porém, ele cumpre direitinho o papel. =)

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Um Comentário

  1. A premissa realmente é interessante, e eu nem gosto muito de viagens no tempo haha
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...