Título: O Livro das Princesas;
Autor(es): Meg Cabot, Paula Pimenta, Patrícia Barboza & Lauren Kate;
Editora: Galera Record;
Número de Páginas: 288;
Ano de Publicação: 2013.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

"Da mesa da Princesa Mia Thermopolis:
Olá amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn... Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer. :)
Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis."

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Acho que toda garota já sonhou uma vez na vida em ser princesa, não é? Vestir aqueles vestidos maravilhosos, morar em palácios e castelos luxuosos, e, claro, encontrar aquele príncipe encantado que arranca suspiros. Eu mesma sonhava assim quando pequena, mas até que atualmente já não penso mais - exceto quanto ao príncipe encantado... -, mas, enfim, eram os contos de fadas, né? E já não estamos mais naquele tempo medieval. Então, o que aconteceria se aquelas mesmas princesas encantadas viessem para a atualidade? É com esse pensamento que O Livro das Princesas se baseou, nas princesas da era moderna. Inspiradas em alguns contos de fadas, Meg Cabot, Paula Pimenta, Patrícia Barboza e Lauren Kate apareceram para dar um up nas nossas já conhecidas princesas, e mostrar que mesmo no nosso tempo é possível alcançar o tão sonhado final feliz...

Seguinte, eu me surpreendi com as autoras desse livro. Boa parte deles me agradaram bastante, de formas distintas, mas ainda, claro, mantendo a essência de suas respectivas histórias. Para não ficar bagunçado, irei comentar brevemente sobre cada um, tentando falar mais sobre os aspectos gerais, afinal, melhor ainda é ler o livro sem tomar muito conhecimento sobre como são as histórias - mas é apenas o verbo "tentar" em questão, não garanto nada 100%, rs, então, provavelmente a resenha vai sair grande. E, claro, irei dar a nota individual para cada conto, e vocês entenderam as quatro estrelas no início do post...

A Modelo e o Monstro, por Meg Cabot  |     

Foi a primeira vez que tive um real contato com a escrita da Meg Cabot, e posso dizer, feliz, que me agradei bastante com o que vi - li. Na releitura de A Bela e a Fera, com uma narrativa ágil e descontraída, Meg explora questões rápidas como o ato de julgar as pessoas por sua aparência, como bem a história original retrata. Achei original a história desenvolvida por ela, no entanto, dessa vez com a Bela - ou melhor, Belle - sendo uma modelo famosa que, por ventura, acaba indo passar as férias - vide lua de mel do pai com a nova esposa - num cruzeiro, e eis que, no primeiro dia, ela conhece a Fera, isto é, o Monstro. Tá, não melhorou essa intitulação, mas leiam o conto e descubram o nome dele. A questão é: gostei bastante da forma como a autora desenvolveu a releitura, e achei super válida. Ponto final.

Princesa Pop, por Paula Pimenta  |      

Paula Pimenta, com sua velha mania de surpreender os leitores, eis que surge com uma releitura completamente original do clássico conto da Cinderela, uma vez que soube adornar os acontecimentos originais às situações cotidianas atuais, acrescentando, claro, a sua narrativa naturalmente leve e gostosa, mas, claro, sem deixar a história perder sua essência. Admito que demorei um pouco nessa leitura, tudo porque a madrasta da Cintia - nossa então Cinderela - me irritou tanto que fiquei a ponto de tacar o livro na parede, rsrs. Mas isso foi um dos pontos em que a Paula arrasou na história, afinal, ficou bem a cara da madrasta original - talvez um pouco mais intragável - e eu nem falei ainda sobre o romance, que foi uma coisa muito fofa! Mais originalidade, claro, eu sabia que não me decepcionaria com a autora, mas realmente fui surpreendida. Preciso falar mais? Ah, só mais uma coisa: quero um Frederico para mim...

Eclipse do Unicórnio, por Lauren Kate  |   

Ao contrário da minha estreia válida com a escrita da Meg, Lauren Kate me decepcionou nessa primeira impressão. Na verdade, ainda estou meio boiando sem entender esse conto. Tá, não é bem "entendê-lo", mas acreditar nele. Porque, veja bem, ela acrescentou unicórnios a história. Nada contra, sério, mas foi tipo: isso não foi uma sobrecarga no conto? Mas não foi só isso - porque se tivesse sido, teria gostado um pouco mais, eu acho. Eu já havia notado como seria a história em algumas resenhas, mas precisava ver para crer no que a autora desenvolveu aqui. Sabe, temos então uma Bela Adormecida nem tão moderna. Na verdade, a garota só dormiu por muito mais tempo e despertou em pleno século XXI, graças a um rapaz da nossa então era moderna... Eu meio que achei essa premissa levemente parecida com A Kiss in Time, da Alex Flinn - já resenhado aqui no blog -, mas isso não vem ao acaso, até porque ambas tem suas próprias distinções na escrita e na estrutura da história. Mas, em suma, eu realmente não gostei devido a lentidão em que se encontrava a história, na maior parte do tempo; e, de repente, a história começou a andar mais rápido, e logo terminou. Foi tipo "Hein? Mas já?". A história demorou para engrenar comigo, e quando o casal enfim se encontra, tudo acontece e termina cedo demais. E, de quebra, eu também não acreditei naquele romance, para mim, foi um pouco forçado. =( Enfim, não gostei.

Do Alto da Torre, por Patrícia Barboza  |        

Para fechar o livro, nada melhor do que um conto leve e bem escrito e desenvolvido pela Pat. Finalmente pude ler algo da tão querida autora de As MAIS, e não me decepcionei. A releitura da já conhecida Rapunzel foi original, de uma forma ainda mais divertida e juvenil, e com a presença de personagens cativantes e, como não poderia faltar, um romance para suspirar geral... Foi, sem dúvidas, o meu conto favorito do livro, e por isso mesmo fiquei supertriste quando terminou. Aquelas cerca de 50 páginas bem que podiam ter, magicamente, aumentado para 100, sabe... Quer dizer, a Pat criou uma história simples mas fofa. O modo como ela conduziu a trama foi ainda melhor. Ainda que com poucas páginas, ela soube trabalhar bem na trama e não ficaram pontas soltas. Só que agora eu estou querendo saber o que acontece depois daquele final. Não sei se está nos planos da autora ou da editora, mas eu bem que queria uma continuação desse conto, como também dos anteriores. E eu sei que essa é a lógica da frase "final feliz", mas poxa, um capítulo a mais seria ótimo, concordam? =D

Enfim, O Livro das Princesas foi uma ótima leitura. As releituras foram muito bem boladas, e parabenizo as autoras por este feito. Como já falei, eu bem gostaria de ler possíveis continuações para esses contos, ou menos que elas trabalhassem novamente em novas releituras, até mesmo. Só de poder conferir as narrativas fluídas e gostosas que encontrei nesse livro novamente já vai ser algo válido. Totalmente recomendado!

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Deixe um comentário

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...