Título: Corações em Fase Terminal;
Autor(a): Fabiane Ribeiro;
Editora: (Publicação Independente - E-book);
Número de Páginas: 117;
Ano de Publicação: 2011.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Cátia, após quase acabar com a própria existência, mergulhada em uma vida de vícios e erros, acorda em um local misterioso, com o coração, manchado, em uma caixa dourada, e uma projeção de si própria, presa em um espelho repugnante. Em meio a uma cidade estranhamente maravilhosa, e junto a um amor mais forte que a própria vida, Cátia tem sua última chance de encontrar a cura para seu coração manchado. Descubra o que é o Santuário, o clarão dourado, o templo onde a rosa flutua... Conheça cada personagem e seu coração doente. Cada um deles terá uma última chance para salvar sua vida, devido a seus próprios erros.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Confesso que, dentre os livros da Fabiane, esse era o que menos me interessava. Não sei, acho que a história não me cativou pela sinopse, e o número de páginas pode ter contribuído, algo do tipo. Mas depois que li "A Gente Ama, A Gente Sonha", estou à tona para ler TODOS os livros que a Fabi vier a lançar em sua carreira; sua escrita encantadora e cativante emocionam sem precisar de esforço, e as reflexões provocadas por ela são praticamente imediatas e muito positivas! Basicamente, eu recomendaria os livros dela para alguém que precisasse de, digamos, uma história de superação, determinação, realização de sonhos, enfim, que precisasse de alguma história que o incentivasse a continuar a viver e estar sempre disposto a ver o sol amanhecer todas as manhãs - pausa poética, ok? Mas isso também pode ser feito literalmente :)

"A beleza daquele passeio não estava na exuberante paisagem ao redor. A beleza estava também ali, dentro de cada vagão. A beleza estava em cada pessoa, em cada vida, em cada história." - Pág. 43

A trama do livro começa com uma protagonista, Cátia, perdida no mundo das drogas e dos vícios. Desligada da própria vida, com comportamentos rebeldes e desleixados, os pais já não sabem o que fazer com a jovem, já que ela própria se recusa a ter alguma ajuda para deixar isso de lado. Então, em um dos que podia ser mais um simples cochilo de ressaca após uma noite bebendo e se drogando, ela acaba acordando em um outro lugar, onde o tempo praticamente não existe; lugar este destinado às pessoas que, como ela, de alguma forma, estão se perdendo na própria vida, e ganham então a chance de reconhecer seus erros e poder consertá-los antes que seja tarde demais.

"Às vezes, ela se sentia em um conto de fadas, cujo personagem principal, que necessitava de proteção, era seu próprio coração." - Pág. 62

Logo que recebi o e-book, gentilmente cedido pela Fabiane, após a parceria, tratei de lê-lo no mesmo fim de semana, e fui direto na leitura. Comecei a ler e terminei-o na mesma reta, tamanha a minha empolgação com a história. Não se engane com as poucas 117 páginas, Fabiane, como sempre, consegue surpreender e nos envolver com uma história muito bem elaborada e mais uma vez emocionante, à ponto de nos fazer refletir junto da protagonista, durante sua caminhada. Uma das coisas que eu gostei no livro, também, foi o ponto crucial que cada personagem teve um na vida do outro; as histórias se entrelaçam, e a amizade e união formada entre eles é linda! Os romances também são desenvolvidos na medida certa; claro que, confesso, senti falta de um aprofundamento maior no romance de Cátia e Érick, mas isso foi o menor dos detalhes. A história em si surpreende e entendo que Fabiane, em suas palavras e seu rumo para a trama, se mostrou mais determinada a aprofundar a trama central de reflexão, erros e acertos pelos quais a protagonista passa, o que, por sinal, foi um dos pontos mais altos da trama.

"Era mais que amor. Apenas não havia palavras suficientes para descrever." - Pág. 78

Bem, não vou me estender muito em falar sobre a história para não acabar revelando algum spoiler - que eu tenho certeza de que vai sair quando eu menos perceber -, mas, enfim, a história passa a sua mensagem de superação e amor nos mais diversos casos, sempre de uma forma positiva e muito útil para a vida real. As palavras de Fabi novamente me emocionaram, e, apesar de não ter chorado como no livro anterior dela, ainda assim me senti tocada pelas suas palavras. O talento é visível no simples ato de escrever, por parte da autora, e juntando este com uma trama muito bem elaborada e personagens muito reais e determinados, temos então uma obra com um imenso valor literário, tanto pelo talento da autora, como pela dedicação que está visível em suas páginas.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

6 Comentários

  1. Oi Sammy,

    Não conhecia esse livro, mas confesso que a história não me empolgou. Não sei não gosto muito de histórias de superação das drogas e coisas do tipo. Nunca li um que me marcasse de alguma forma e peguei desgosto.

    Beijo!
    Breda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  2. Já estava com uma certa vontade de ler esse livro e agora a vontade meio que dobrou rsrs'
    Também achei a sinopse um tanto desmotivadora, mas como você disse que se trata de superação e que a história é tocante, deva valer a pena a leitura ;)

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mais confesso que me deu vontade de lê-lo.
    Já segui esse blog lindo. Se gostar do meu, retribui ?

    Beijinhos e obrigada.
    olhosderimel-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Admito que já pela sinopse do livro, parece ser ótimo para leitura em dias de chuva. Hehe, seguindo, segue de volta?
    http://emmeumundo-oficial.blogspot.com.br/
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei tanto desse livro que peguei a versão impressa em capa dura com a Fabi. Simplesmente lindo, sempre que posso releio alguns trechos que amei.
    As reflexões sobre a forma que vivemos nesse livro é muito intensa.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  6. O livro me pareceu bem legal mesmo... Acho que eu lerei pela capa.
    Ana.
    PROMOÇÂO NO BLOG:http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...